Instalação da Central Multimídia M1 para Nissan Versa

Como eu comentei no último post, o sistema de som original do Versa foi o que mais me desapontou no carro, principalmente pela falta de uma entrada USB que eu estava tão acostumado.

Para resolver isso, eu instalei uma central Multimídia no carro. Além de ter novamente as entradas para SD e Pen Drive, ainda fico com um GPS já integrado ao painel, além de ter as funções de DVD, player de vídeos, TV, entre outros para aquelas horas que você fica de bobeira dentro do carro esperando alguém ou alguma coisa ficar pronta… hehehe
De brinde, a central veio acompanhada de uma câmera de ré, que espero facilitar minha vida na hora de estacionar o carro. Acredite se quiser, mas ainda não me sinto confiante para fazer uma manobra em uma vaga mais apertada. A diferença de tamanho entre o Nissan Versa  e meu antigo Fiat Pálio é tão grande que eu ainda não consigo calcular o tamanho certo do carro e sempre acabo passando um pouco além da posição que eu acho que o carro está.

Além da central e sua câmera, eu não modifiquei mais nada na parte do som do carro. Ele continua apenas com os falantes originais. Eles não são muito fortes, mas para o volume que ouço normalmente, dá e sobra. 

Antes de começar a falar da instalação em si, vou comentar sobre os cuidados que você precisa ter ao escolher a central, quem vai instalar e como este procedimento será realizado.

Como o Post é grandinho, separei em tópicos para facilitar a leitura. Caso alguma parte não lhe interesse, também fica fácil pular para o tópico seguinte ;)

CUIDADO COM A GARANTIA

A primeira coisa a ser feita é ler o manual sobre a garantia do carro. Leia todas as regras de validade da garantia, principalmente os parágrafos que falam da possível perda dela.
Eu li bem esta parte, e aproveitei para também perguntar para um  amigo que é advogado especialista em direitos do consumidor sobre as implicações em instalar uma central multimídia.
No manual, algumas partes foram escritas de uma maneira um pouco confusa, dificultando o entendimento pleno da cobertura da garantia, mas em resumo, o meu entendimento é que a Nissan não dá garantia sobre equipamentos não homologados e em casos que estes equipamentos afetem algum componente do carro, a garantia também não cobrirá o defeito.
Na conversa que tive, o meu amigo disse que é isso mesmo. A montadora pode tentar se esquivar e jogar toda a culpa no  equipamento que você instalou, mas que neste caso é só conseguir laudos técnicos que comprovem que o problema não tem relação com o equipamento instalado.  Claro que isso dá uma dor de cabeça que ninguém quer, mas ele mesmo já passou por uma situação dessas e numa simples conversa com a concessionária os caras cobriram o defeito sem argumentar nada a respeito dos (vários) equipamentos que ele colocou por fora.
Uma dica muito importante é não alterar nenhuma característica original da parte elétrica do veículo.
Vai precisar cortar algum fio? Vai precisar trocar o fusível para um de maior potência? Então é melhor não fazer, pois aí você está alterando o que foi projetado para o veículo, e isso realmente pode interferir no funcionamento de todos componentes elétricos e eletrônicos do carro, mesmo que você não tenha mexido diretamente com eles.

O ideal é você instalar apenas componentes homologados pela Nissan na sua concessionária preferida.
Não dá para fazer isso por causa do preço abusivo que elas cobram? Então a segunda melhor opção é comprar por fora e instalar na concessionária.
Não dá para instalar na concessionária? Instale em uma loja especializada que você confie, que tenha experiência e que você já tenha feito serviços e ficado plenamente satisfeito!

MARCAS, COMPATIBILIDADE FÍSICA, ESTÉTICA E ELÉTRICA

Com a questão da garantia resolvida, agora começa a parte divertida da compra, pois você precisa escolher a central que é compatível com o seu carro, no caso o Versa, e que tenha o visual e interface que mais lhe agrada.
Desde o dia que fiz o test drive e me decidi pela compra do Versa, eu estou procurando os acessórios e equipamentos que gostaria de equipá-lo. Tanto que no dia que o carro chegou, já sabia todos os preços das peças nas lojas e na internet, bem como quais peças eu iria instalar na concessionária independente do valor.

No caso das centrais multimídia, comecei vendo pelas marcas mais respeitadas em matéria de som automotivo, como Pioneer, Sony e Kenwood. Aqui vai uma curiosidade: Por padrão as concessionárias Nissan instalam um modelo da Kenwood.
Existem alguns modelos destas marcas que não tem um preço tão elevado em comparação com outras marcas consideradas “2ª linha”, o problema é que muitas delas não tem alguns recursos. Por exemplo, as Sony não tem GPS, as Pioneer que vi até tem GPS em alguns modelos, mas ninguém consegue atualizar o mapa e as Kenwood com GPS são muito caras.

Depois disso, comecei a pesquisar marcas menos conhecidas como M1, Aikon, Caska (dizem que é mto boa), etc.
Estas são todas derivações de produtos chineses, mas a M1 me chamou a atenção por ter uma interface mais agradável que as demais,  além de quase não existirem reclamações. Tudo que eu achei sobre ela na internet foram pessoas falando bem do produto e dos seus recursos.

Antes de decidir definitivamente pela compra da central pedi todas as informações sobre consumo elétrico e potência da central. Com estas informações, consultei um outro amigo eng. elétrico e depois de olhar parte da fiação do carro e fusível ele disse que o que a central consumia estava dentro das especificações que foram projetadas para o carro (e ainda tinha uma boa folga).

Parte elétrica resolvida, fui verificar a compatibilidade física e de cabeamento.
O tamanho da central é 2 din, e encaixa perfeitamente no painel do Versa (obrigado Nissan por não fazer um painel com tamanho estrambólico).
O chicote também é padrão da Nissan, então a central já vem com o chicote que não precisa de nenhuma adaptação, e isso é muito importante para não interferir na garantia elétrica do veículo.

COMPRA DA CENTRAL

Uma vez definida a marca (M1) e o modelo (Universal Nissan), agora em a compra em si.
Eu comprei a minha pelo mercado livre,  e paguei R$1270,00 já com a câmera de ré.
O link da central que comprei é: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234598733-central-multimidia-nissan-universal-_JM

O vendedor entregou muito rápido (2 dias após o pagamento), e veio tudo certinho. O único problema que tive foi com o Mercado Pago, que ligava para conferir os dados do cartão, aí a ligação caía e eles cancelavam meu pagamento. Fizeram isso algumas vezes até que desisti e acabei depositando direto para o vendedor.

LOCAL PARA INSTALAÇÃO

Liguei em 2 concessionárias para instalação da central. Em uma eles não faziam este tipo de serviço (só comprando a peça lá), na outra eles tinham que ver o aparelho para dar certeza que instalavam e o valor mínimo de instalação é de R$400,00 .

Optei por instalar em uma loja de som que eu confio. Além de conhecer o dono desde os tempos de ensino fundamental (faz tempo!), ele trabalhou durante muito tempo em uma loja que fazia serviços de instalação para quase todas concessionárias da cidade. Agora ele tem seu próprio negócio.

Além confiar na loja de som, eu tirei um tempo para acompanhar a instalação. Não consegui acompanhar o processo todo, mas o começo eu consegui ver, e fiquei feliz com o que vi (cuidado com o carro, testes antes de fazer qualquer procedimento maior, etc).

A INSTALAÇÃO

Finalmente vamos à instalação.

O primeiro passo é remover o painel para retirar o aparelho de som original do Nissan Versa.

Painel desmontado com rádio original

Como dá para observar na imagem acima, para remover o rádio, você precisa tirar a moldura central do painel.
Procure por uma “emenda” logo acima das saídas de ar centrais e com uma espátula de silicone force com cuidado a parte frontal do painel para fora.
Após desencaixar esta parte de cima, use suas mãos para tirar o resto da peça. A Nissan fez todos os encaixes revestidos com um grampo de metal, então eles não quebram tão fácil, mas tome muito cuidado.

Painel do Versa sem rádioCom a frente central do painel desencaixada, remova o plugue do alerta e desparafuse os suportes do rádio do painel.
Desencaixe os fios e agora seu carro está pronto para receber o novo aparelho multimídia.

A instalação elétrica da central não tem muito segredo. Eu não consegui acompanhar todo o processo, por isso não pude fotografar, mas os conectores da central são iguais aos originais.
Os únicos fios que você precisa ligar a mais são o do sensor de freio de mão (exigência da lei) e de marcha ré (acionamento da câmera).

Com a fiação instalada, é só plugar a central, parafusar utilizando o mesmo suporte do rádio original e montar o painel.
Central Multimídia com os faróis apagados:

Central Multimídia do Nissan versa

Com faróis acesos (iluminação dos botões):
Central Multimídia M1 - Universal Nissan

A Antena da TV Digital ficou pesa por dentro do painel e a do GPS no teto do carro (dentro do forro).

A câmera foi instalada ao lado da luz da placa (embutida) e o microfone do bluetooth ficou logo acima do espelho retrovisor interno.

OBS: Se você olhar o anúncio da central M1 verá que o fundo da interface é diferente desta. Eu personalizei ela ;) Como este post ficou MUITO grande, vou criar preparei mais 2 posts. Um falando sobre a personalização e outro sobre minhas primeiras impressões da central.

Veja também:
Review da Central Multimídia M1 (Motor One) para Nissan
Vídeo da central M1 em ação, e suas principais funções.

About these ads
Esse post foi publicado em Acessórios, Central Multimídia, Meu versa, Review e marcado . Guardar link permanente.

136 respostas para Instalação da Central Multimídia M1 para Nissan Versa

  1. Renan disse:

    Bom dia! A parte do painel que vc destacou, ela é uma peça única ou pelo que vc viu ela se divide em duas?

    • Bom dia Renan!
      Ela é uma peça única. Eu achei que aquela “meia lua” que fica saltada próximo ao rádio fosse outra peça separada, mas não é.

      • Renan disse:

        Tbm tinha está dúvida Thiago! Eu ia Comprar uma central que encaixava nesta “meia lua”, mas sendo assim, vou comprar esta daí mesmo!!! Valeu!!

    • Roberto disse:

      Boa tarde, Tiago Rafael !
      Tenho um versa 2013 e gostaria de colocar uma central de multimídia tb. Mas é muito cara ! Ví uma mais barata mas é genérica – rs – vc saberia dizer quais as dimensões do seu aparelho de multimídia ? Obrigado

      • Olá Roberto,
        A medida é padrão 2din (17,9cm X 10cm).

        Como o painel não tem detalhes ou recortes diferenciados você não precisa de molduras especiais para encaixar qualquer modelo de DVD 2din.
        Só fique atento com relação a fiação e compatibilidade elétrica entre a central e o Versa.

  2. Jonathã disse:

    Ficou mt bom bem explicativo
    mais se puder seria legal depois, fazer um video mostrando o menu e suas funções
    valeu!!

  3. Frederico Bezerra disse:

    Gostei do novo Layout =)

  4. Pingback: Review – Central Multimídia M1 « Blog do Nissan Versa Brasil

  5. Andre disse:

    Tiago, ainda estou esperando sair o meu aqui em Sorocaba, mas gostaria de saber onde fez a instalação, pois quero retirar em Indaiatuaba (perto de Sorocaba) e fazer a instalação. Não entendi quanto a marca desta Central. Qual é mesmo?

    • Olá André,
      A marca da central é M1 (Motor One). O modelo é Universal Nissan.

      Eu instalei em uma loja de som em Jaú/SP chamada Centro Som.
      É uma loja pequena de um amigo meu de infância.
      Se você quiser trazer o carro até Jaú para instalar eu passo o número dele, mas acho que no seu caso é melhor levar para instalar em alguma concessionária Nissan ou em alguma loja de som que você conheça em Sorocaba ou Indaiatuba.

  6. Dawson disse:

    O que você fez com o som que veio no veículo?

  7. Diego Bassani disse:

    Olá Tiago, bela iniciativa.
    Como sugestão gostaria que você postasse algumas fotos da traseira do veículo, em especial do local aonde foi colocada a câmera de ré.

  8. Tiago, parabéns pelo blog. Criamos um grupo no Facebook para comentar sobre o Versa. Entra lá tb. Divulga para seus leitores. Vamos reunir todo mundo lá pra trocar informações, dar dicas e muito mais. abs,

  9. Felipe S. disse:

    Olá, bacana seu post, gostaria de saber se a conexao ipod que vem original no console central, continua funcionando ???

    • Oi Felipe, obrigado pelo seu comentário.

      A conexão original fica inabilitada pois tanto o chicote da nissan qto o da central são proprietários.
      Se você tiver um bom conhecimento com multimetros, soldas e bastante tempo disponível, até dá para arriscar uma gambiarra e fazer um adaptador, mas sinceramente eu acho não vale a pena o esforço, além da grande chance de nada dar certo

  10. Fabio CS disse:

    muito legal o review!

  11. Pingback: Personalização da Interface – Central M1 « Blog do Nissan Versa Brasil

  12. Bruno disse:

    Olá! Eu tb instalei a central M1, mas parece que o plug da antena de rádio do Versa é diferente da central. Aí eu tive que instalar uma antena externa. Você também passou por isso?

    • Olá Bruno,
      Realmente a Nissan tem um plugue diferente do padrão para a antena, mas no meu caso a central veio com o adaptador para isso.
      Na verdade, junto com a central M1 vieram 3 cabos:
      1) Adaptador para o Chicote da Nissan
      2) Cabos de conexão de áudio e vídeo
      3) Cabo adaptador para antena padrão Nissan

      No meu caso a central foi instalada usando tudo original do carro (falantes, antena, etc).

      Talvez tenha faltado este cabo adaptador da antena na sua central.

      • Bruno disse:

        Obrigado pela resposta Tiago. Eu vou ver com a pessoa que me vendeu sobre esse adaptador… Abraço!

  13. Jeff disse:

    Boa tarde… Gostei mto do post !!! Mto útil e válido para nós amantes do Versa. Peguei o meu há 30 dias atrás e estou gostando bastante do carro. Estou escolhendo a central mult e gostaria de saber onde encontro as especificações de consumo (fusíveis e fiações) que foram projetadas para o Versa, para que eu possa comparar com as centrais que estou avaliando para compra. Já revirei o manual do carro de “capa a capa” e não encontrei nada a respeito.
    Mto obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog !!!

    Forte abç

    Jeff

    • Olá Jeff,

      No meu caso eu pedi para um amigo (engenheiro elétrico) que desse uma olhada nessa parte.
      Ele olhou a amperagem do fusível e a espessura do fio. Depois pegamos as especificações que a M1 passou da central multimídia e ele me disse que a central funcionaria com uma boa folga.

      Eu acredito que todas as centrais devem ter mais ou menos o mesmo consumo, então com base na informação que ele me passou a fiação do carro deve dar sem problemas, independente da central utilizada.

  14. Elias Martins disse:

    Tiago eu estou verificando algumas centrais multimidias, gostei muito desta M1 mas vi algumas marcas bastante interessante na internet. Vi uma da LSQ que cobre toda esta meia-lua do versa, o problema é que eu acho que tem que fazer um corte no painel. Vi uma da Aikon que parece ser muito interessante e também cobre toda a meia-lua. E encontrei algumas parecidas com a M1 porém com um layout diferente e inclusive uma delas era de fabricação japonesa (segue abaixo o link) e não chinesa.

    Será que ficam perfeitas no Versa como a M1 também? Ou será que podem causar algum problema posterior, principalmente estas que cobrem a meia-lua?

    Obrigado!

    http://fselectronic.net/br/nissan/276-central-multimidia-nissan-versa.html

    • Olá Elias,
      Eu fiz uma grande pesquisa quando fui comprar esta central da M1. Na época estavam começando a aparecer estas centrais em formato de “Meia Lua”, então nem cheguei a ver direito.
      Tirando as grandes marcas (Sony, Pioneer, Kenwood), eu ouvi falar muito bem das centrais Aikon. Elas tem mais funções que a M1 e o preço é basicamente o mesmo.
      Na verdade estas centrais mudam um pouco o painel de botões, mas por dentro partilham de um “projeto padrão” chines padrão. Essa japonesa que você enviou tem uma configuração interessante, e o visual dela é muito legal!

      Quando fomos instalar a central, eu percebi que esta “meia lua” do painel é uma peça só, integrada ao restante da parte central, então para instalar uma central neste espaço, você deverá cortar o painel, o que eu ão acho uma boa opção.
      O espaço para a central é o padrão 2din, então praticamente todas as centrais universais caberão sem problemas. Só fique atento para comprar um cabo adaptador de chicote e antena caso a central não seja específica para Nissan.
      Sobre as marcas, como ouvi falar bem da M1 também, optei por ela principalmente pela sua interface, que na minha opinião é muito melhor desenhada que as demais concorrentes chinesas.
      Desde que você não tenha que alterar nada no carro, principalmente na parte elétrica, acredito que todas as centrais fiquem ótimas no versa.

      • Elias Martins disse:

        Obrigado Tiago, realmente estou com muita dúvida, pois o layout da meia-lua fica muito legal, principalmente esta da Aikon, mas não queria modificar nada no carro e neste caso terei que cortar o painel. Derrepente devo optar pela M1 mesmo ou essa japonesa que postei mas vou pesquisar melhor sobre ela e principalmente, como você disse, se precisa alterar alguma coisa na parte elétrica, se precisar estou fora.

        A propósito, me parece que na própria consecionária eles instalam uma, muito caro é claro, mas você sabe que marca é que eles instalam?

        Obrigado!

      • É… a meia lua ficaria mto legal, mas cortar o painel é phoda. Tinha um vendedor no mercado livre no mês passado vendendo um painel para quem queria instalar esta central, aí vc guardaria esta parte do painel original para voltar no carro caso fosse necessário.
        A parte da fiação é mais tranquilo, pq tem na internet várias pessoas vendendo adaptadores para chicote e antena da Nissan.
        As concessionárias vendem um modelo da Kenwood (apesar que eu vi uma outra caixa lá no expositor de uma marca muito estranha).
        A mesma Kenwood que eles cobram R$5800,00 na concessionária, tem por R$2800,00 na internet.
        Sinceramente não vi nada nesta Kenwood que valesse os quase R$3000,00, a não ser a própria marca…
        Por enquanto a M1 tá dando conta do recado.

      • Ah. Me esqueci, mas logo a M1 vai lançar centrais com Android no lugar do WIndows CE. Não sei qto tempo vai demorar para entrar no mercado, mas tem tudo para ser excelente!

      • Elias Martins disse:

        Poxa, com o Android com certeza seria show mas o problema é esperar o lançamento. Acho que vou optar pela M1 mesmo, obrigado Tiago pelos esclarecimentos.

        Abç!

  15. LEONARDO disse:

    O TIAGO, ESTOU PENSANDO EM COMPRAR O VERSA, E GOSTEI MUITO DO SOM M1, MAS GOSTARIA DE SABER SE VC FEZ ALGUMAS OUTRAS MODIFICAÇÕES NO CARRO ?

  16. Pingback: Mini Acessórios « Blog do Nissan Versa Brasil

  17. Marcone disse:

    Qual a sua avaliação do GPS dessa central? Os mapas são bem atualizados? Tem voz em português?

    E o USB, é uma entrada USB normal, ou uma mini-USB?

    • A central vem por padrão com o iGo 8.3, com falas e menu em português, e no meu caso veio com o mapa mais atualizado disponível.
      Como a central tem Windows CE 6, dá para você instalar outros navegadores, caso seja da sua escolha.
      A central em si roda o iGo perfeitamente, e a recepção do sinal é excelente. Sempre o iGo mostra que encontrou de 9 a 12 satélites, e isso acontece bem rápido.

      Sobre as USB, a central possui 3 entradas: 2 USB normal com rabicho na traseira (para ligar no porta-luvas) e 1 mini USB frontal com um cabo adaptador, além da entrada de cartão SD frontal.

  18. Marcone disse:

    Tiago, você poderia comentar sobre a instalação e funcionamento da câmera de ré, postar fotos ou indicar o link de algum post anterior sobre isso? Grato.

  19. Luciano Caldas disse:

    Parabéns pelo blog,

    Tenho um March 1.6SV e estou pensando em trocar o som original por uma central multimídia. Como os preços cobrados pela CCSs são um assalto, estou tentendo a comprar uma para meu March fora das CCSs. O problema é a desconfiança nessa marca que nunca ouvi falar. Estou indo no Paraguai agora final do mês e vou na loja M1 de lá. Além dessa, vc teria alguma outra sugestão? Alguma marca conhecida que venha com os mesmos conectores da M1 (sem necessidade de cortar nenhum fio do carro)?
    Obrigado

    Luciano Caldas

    • Olá Luciano,

      Obrigado pelo seu comentário!

      No começo eu tbm fiquei receoso com a marca, mas depois de pesquisar bastante vi que das marcas “desconhecidas”, a M1 era a que tinha as melhores recomendações.
      Estou satisfeito com a central.

      Sobre as marcas mais conhecidas, tem centrais legais da Pioneer e da Kenwood (as Sony q achei não tinha, DVD).
      Além do preço maior, teve uma coisa q não gostei mto nestas centrais “de marca”: o navegador GPS normalmente é proprietário, e vc só pode atualizar os mapas se o fabricante disponibilizar.

    • Ah. Esqeuci de mencionar algo importante.. hehehe

      A única central que achei onde já vinha o chicote da Nissan foi a M1 mesmo.
      Pra as demais centrais você precisa comprar um chicote adaptador.

  20. renato disse:

    Tiago,

    boa noite…

    gostaria de saber se essa Central Multimídia M1 que você instalou permite ou é compatível com sensor de estacionamento?
    Desde já agradeço

  21. ramon nogueira neves disse:

    Já comprei e mandei instalar os sensores de estacionamento. Gostaria de saber se agora com a instalação da multimídia terei que retirar os sensores. Comprei a central da GWONDERS e se souberem de algo que a desabone agradeço antecipadamente pelas informações.

    • Não precisa tirar não. Só não sei se o instalador vai conseguir fazer tudo funcionar pela central, mas mesmo que fique separado, vc terá a câmera de central além do sensor que já possui. Ambos trabalhando de forma independente.

  22. joao paulo disse:

    boa noite meu versa veio som como faco para instalar um som normal no painel dele tem algum adaptor para colocar no painel

  23. Thiberio Magalhaes disse:

    Parabéns Tiago, muito obrigado pelos detalhes de seus reviews.
    Comprei recente tbm versa e estou pensando em comprar um central multimidia, mas irei fazer essa comprar pelo ebay, . Gostaria que voce me ajudasse dando a sua opniao sobre alguns aparelhos, Espero que responda rapido, pois a pessoa que vai trazer a ecomenda ira vim no começo do proximo mes. Estava procurando o que voce comprou, mas nao encontrei no ebay, tenho dezenas de opçoes e nao sei o que escolher. o que voce acha desse aqui,

    http://www.ebay.com/itm/High-Def-7-Double-2-Din-In-Car-Stereo-DVD-Player-GPS-Navigation-TV-Bluetooth-CAM-/160855503820?pt=Car_Audio_In_Dash_Receivers&hash=item2573bc33cc#ht_12136wt_1186

    *diz que tem mapas para o brasil.

    att Thiberio Magalhaes

  24. Valdemiro////Recife-PE disse:

    Thiago…axei legal o debate…comprei um versa SL branquinho…meu novo xodó! Tou pesquisando preços pra comprar minha central multimídia pois na ccss custa só 4.110 mangos….estou interessado no modelo que voce comprou da M1….tu sabes o custo de instalação?

    • Olá Valdemiro, parabéns pelo carro! Ele é excelente!
      O preço da instalação varia muito de cidade para cidade.
      Eu fiz em um amigo de infância, então ele cobrou um valor menor que o normal, mas pelo que vi o pessoal comentando o valor de instalação vai de R$80,00 a R$200,00 dependendo da região e de onde vc leva.
      Meu único conselho é que você leve em uma empresa altamente confiável, ou preferencialmente na própria concessionária, se assim for possível.

      • Valdemiro////Recife-PE disse:

        Thiago, valeu ai pelas dicas. A CCss daqui de Recife não instala a multimídia que não seja homologada pela Nissa (ou seja, só vale se for da Kenwood)…pesquisando no google, vi logo abaixo do teu link, a demonstração de funcionamento de uma Central Multimidia bem bonita na sua aparencia. Entrei em contato com o fornecedor e ele informou que é da marca Voyager….voces conhecem essa marca? Dar uma olhadinha la e me fala algo…eu ainda não comprei, mas se a M1 tiver aquele visual fica muito legal. Vocês estão certos quanto as quyalidades do carro….a Nissan demorou mas nos presenteou com essa jóia a preço de biju….o meu ta com 250km rodados…e só fazem 11 dias que recebi….rpoximo fim de semana vou pegar a estrada com ele pra testar o consumo…porque aqui em Recife não serve de parametros q já que quase nao se anda no engarrafamento. Abraços!

      • O hardware em si é praticamente igual de todas estas marcas (M1, Voyager, Caska, etc…).
        Eu pessoalmente nunca vi esta voyager, só conheço ela pela internet mesmo. Eu acho q interface da M1 mais bonita, mas isso é só uma questão de gosto, acho que ambas tem praticamente as mesmas funcionalidades.

  25. ramon nogueira neves disse:

    Prezados colegas, tbem comprei um versa branco. Paixão à primeira vista. Vou propor nos darmos as mãos com relação às revisões e seus preços incluindo peças que nos foi ofertado na hora da compra. Se tentarem fugir ou aplicar os golpinhos tradicionais de nós brasileiros, nos juntarmos para contratar um advogado especializado para estar promovendo seriedade. Abraços para todos.

  26. Valdemiro////Recife-PE disse:

    Alguem ai sabe se aquelas canetas que promete fazer mágica tirando arranhões de carros funcionam? É que tive a ingrata surpresa de chegar no estacionamento da faculdade e dar de cara com o parachoque dianteiro do meu carro arranhado….o meu Versa é branco e o parachoque por baixo é aquele plástico preto…então fica notório o arranhão quando sai a tinta branca.

    • ramon nogueira neves disse:

      Prezado amigo, como vc sabe está pintura é do tipo sólida, Tenho um igual e me aconteceu coisa semelhante. A recuperação da pintura fica tão barata que não justifica correr o risco de tomar este tipo de atitude. Felicitações.

      • A caneta só sobre riscos superficiais pois, na verdade, ela é apenas um verniz.
        No meu carro alguém também deu um totó no cantinho do parachoque na hora de estacionar. Saiu um pouco da tinta, mas como esta tinta é meio chata (Cinza Titanium) eu vou deixar assim por enquanto e mais pra frente faço o retoque.

  27. Eduardo disse:

    Boa tarde!!
    Comprei um Versa no final do ano passado, excelente carro porém o rádio é problema…
    alguem sabe me dizer onde posso comprar essa central M1 Universal?? estou procurando no ml e estou com medo de comprar errado…por favor me ajudem.

    • Olá Eduardo,
      Tem esta central (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-244867099-central-multimidia-m1-nissan-sentra-completo-android-wifi-3g-_JM) que é uma versão atualizada da M1 já com o sistema android.
      O Vendedor de quem comprei minha central agora está enviando da marca Aikon.

      • Valdemiro////Recife-PE disse:

        Valeu Thiago e Ramon….parece que a turma do transito persegue carros novos de donos cuidadosos!!! Fazer o que né….esperar o fim do ano pra mandar fazer o retoque antes da primeira revisao que será em janeiro. Eduardo…essa multimidia M-1 no Paraguay custa 480 dolars e la o dolar ta R$ 2,14….ver se tem algum conhecido indo pra la que sai mais em conta.

      • ramon nogueira neves disse:

        Oi amigo, pelo que sei arranhões não são cobertos pela garantia e pelo seguro só se tiver ultrapassado o valor da franquia. Acontece que caso como o seu, leves arranhões, quem tem que pagar é vc. Todavia, por maior que tenha sido o dano no pára-choques o valor cobrado sempre é muito baixo. Sugiro comprar a tinta e o catalisador e pedir somente o valor da mão-de-obra separado já que o pintor geralmente ganha na compra dos materiais. Felicidades!!!

      • Ramon Nogueira disse:

        Al pessoal. Estou precisando de ajuda. Perdi a chave da ignio do meu versa 2012/3. Tenho a chave reserva, porm, como sabem, ela no tem a cabea eletrnica que realiza diversas funes alm de, simplesmente, ligar e desligar o carro e abrir as portas. Nas concessionrias de BH o preo extorsivo e o pior que no tem a bendita chave. Quem puder me ajudar j vou antecipando agradecimentos. ________________________________

      • Eduardo disse:

        Valeu Tiago!! vou comprar….

  28. Valdemiro////Recife-PE disse:

    Eu sei que a garantia não cobre reparos de pintura Ramom….eu me referi à revisão apenas como um marco temporal porque será nesse oportunidade que se renovará a apicação do protetor de pintura e eles só o faz se a pintura estiver sem imperfeições. Mas eu já sei que o pessoal daqui cobra em torno de R$ 150,00 para retocar pequenos arranhões de parachoques…..EDUARDO se liga nos preços da central multimidia porque estão cobrando caro demais aqui no Brasil….como te disse la em cima, no Paraguai a mesma central ta por 480 dolars e nos Estados Unidos ta por 270 dolars em média e sempre temos um amigo indo pra essas bandas….vou mandar buscar a minha em NY nesse fim de ano. Imagina tu deixar de pagar 1.027 reais no paraguai ou 370 reais nos States pra pagar 1.700 aqui!

  29. Valdemiro////Recife-PE disse:

    Correção….nos States é 570 reais e não 370 reais.

  30. Luis disse:

    Caro Tiago,

    Seu Blog é sensacional, realmente. Meus parabéns. É uma leitura a todos nós, Versa-Proprietários. Tenho um Prata SL, que comprei logo no lançamento e o recebi em 22/12/2011. Estou extremamente satisfeito e isso não precisamos dizer. Porém, com relação ao som, deixa a desejar e acredito que o caminho geral é as pessoas investirem em Centrais Multimidia.

    Eu comprei uma destas Centrais (sem marca) que existem por aí, pois fiquei revoltado com os preços das “tradicionais”, inclusive o da M1. Mas isso é outro assunto.

    Quantos e quais são os chicotes de conectores que preciso adquirir para que eu não precise cortar os fios do carro e assim não perder a garantia.

    Para você compreender melhor, pensando em um som comum, padrãozão, quais os conectores que preciso adquirir. Caso você saiba, claro. Abraços.

  31. kenio pinheiro disse:

    Boa tarde amigo, comprei uma central positron completa, sera que fiz uma boa escolha e caba direitinhi no painel? E os conectores sera q eu vou ter q comprar tmb? Abraco

  32. Elias Martins disse:

    Tiago, sei que todo mundo te pertuba pra tirar dúvidas sobre centrais multimídia, afinal você foi um dos pioneiros a colocar no seu veículo. Estou com uma dúvida cruel. Alguns mêses atrás enviei uma mensagem neste blog lhe pergutando sobre centrais, mas, agora está muito próximo de pegar o versa e ainda não decidi quanto à central. Gostaria de sua sugestão, apesar de você ter sugerido a M1 eu encontrei algumas que me deixaram bem interessado, segue abaixo os links das que eu me interessei, na sua opnião e com sua experiência, qual você escolheria? São três no total, uma da Pósitron, outra da Booster e a outra encontrei na net mesmo, mas vem com android, apesar que se eu não me engano a pósitron e a buster também vem com android. Segue os links.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431155814-central-bdvm-7400-universal-2-din-_JM#questionText

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434488486-central-kit-multimidia-universal-double-2-din-bt-dvd-player-_JM#questionText

    http://www.fselectronic.net/br/android-universal/237-central-multimidia-android-universal-nissan-hyundai.html

    Obs. A descrição da Booster não está completa no ML, mas, eu baixei o catalogo no site da booster e ela é bem completa tbm e tem a função PIP.

    Obrigado!

    • Olá Elias,
      Não é perturbação nenhuma não, eu gosto de responder estas questões. Não sou especialista, mas pesquisei muito antes de comprar e acabei criando um certo Know-how no assunto. hehehe

      Vou citar os pontos positivos e negativos de cada uma das 3 centrais, no meu ponto de vista:
      1 – Booster:
      Positivos:
      * Tem todos os recursos principais
      * Design legal
      * Marca com certo reconhecimento no mercado nacional
      Negativos:
      * Pela foto a iluminação parece ser azul, então não vai combinar muito com o laranja do resto do painel
      * Não tem fotos dos menus, então não dá para saber ao certo como é a navegação da central

      2 – Positron:
      Positivos:
      * Tem todos os recursos principais
      * Marca com certo reconhecimento no mercado nacional
      Negativos:
      * Não gostei muito do design dela
      * Não tem fotos dos menus, então não dá para saber ao certo como é a navegação da central
      * Tem uma observação preocupante no anúncio. Lá fala que tem um limite de 99 pastas e 999 arquivos. Se for isso mesmo é um grande ponto negativo, pois com um cartão de memória ou pen drive é mto fácil ter mais de 999 músicas no carro.

      3 – FS Electronic
      Aparentemente a central é excelente, mas não tem marca e o site também é meio suspeito. Eu não arriscaria.

      Outras considerações:
      * Tanto a Positron quanto a Booster devem usar o Windows CE. O android ainda é novidade em centrais multimídia então as marcas mais tradicionais vão demorar um pouco para migrar (sem falar o preço bem maior).
      * Você precisará do chicote adaptador para Nissan nestas centrais. Isso é só para não precisar cortar ou adaptar nenhum fio e correr o risco de perder algum item da garantia.

      Espero ter ajudado, e qq dúvida é só postar aqui!

      • Elias Martins disse:

        Pois é Tiago, é complicado né, sempre tem alguma coisa que complica na hora da compra, mas de todas a que eu achei mais interessante foi esta da FS Eletronic, porém, pensei na mesma coisa que você: – Marca, garantia e se o site é seguro pois não conheço ninguém que tenha comprado por lá. Acho que vou ter que decidir pela M1 mesmo, até agora foi a mais comentada e se não me engano a maioria dos proprietários do Versa estão instalando ela.

      • É verdade. Sempre tem algo para complicar.
        Dá uma olhada no grupo do Facebook, tem um pessoal lá comentando sobre outros modelos de central multimídia. Inclusive tem umas em formatode meia lua que ficam muito mais harmoniosas com o painel, mas é necessário cortá-lo para encaixar.

  33. Luciano disse:

    Ola
    sera que poderia passar o endereço de onde instalou?

  34. Daniel Barreira disse:

    Olá, quanto tempo levou para instalarem sua central, com as antenas e camera de ré??

  35. Glauco disse:

    Tiago meu caro,
    Sou meio leigo no assunto de centrais multimidia e tenho uma dúvida: Quer dizer que eu não posso sair comprando qualquer uma mesmo das marcas famosas? Não basta ser do tamanho compatível?
    Grato
    Glauco

    • Glauco, você até pode. É só comprar um adaptador para o chicote do carro. Tem para vender no mercado livre.
      O item mais importante é realmente o tamanho (2din) da central, pois se o tamanho não der certo aí não tem muito o que fazer.
      Já o chicote é uma prevenção para que você não interfira na parte elétrica do carro. Com o adaptador, se vc tiver qualquer problema com a central, basta removê-la e tudo volta à originaliade.

      • Glauco disse:

        Muito obrigado, vou pegar meu Versinha ate sexta próxima e não vejo a hora de dar uma trato no bichinha, continue assim com esse blog , ele é maravilhoso, parabens!!!

  36. textoaberto disse:

    Excelente o seu post. Comprei recentemente o Nissan Versa SL e pretendo colocar a central multimidia nele. O preço que a concessionaria oferece é de 3.900,00 um tanto absurdo, na minha opnião. Mas… Volta do a ideia central… Eu cliquei no seu link do Mercado livre e nao especifica o vendedor que você comprou, so aparece uma lista de varios vendedores com preços diferentes do que voçê pagou. Seria possivel você passar o contato de quem vc comprou!?
    att

    • Olá, primeiramente muito obrigado pelos elogios.
      O vendedor que comprei a central parou de vender da marca M1 já faz um tempo.
      Eu até tentei entrar em contato com ele posteriormente, mas ele disse que não vendia mais pois sempre faltava e ele não conseguia honrar suas vendas :(

  37. eduardo disse:

    Bom dia Tiago, eu comprei uma central M1, igual a sua, mas a cor dos botoes nao sao laranja, esta na cor azul…. vc fez alguma coisa para mudar a cor???
    obrigado

  38. Abel disse:

    Tiago Rafael muito bom seu post , me dá umas dicas se possivel . Estou comprando essa semana o versa já 2014 e ele tem comandos no volante , essa central M1 será que funciona blz nele ? Ouvi dizer tb que ela tá saindo do CE para o android será ? Será que compensa não por agora ? O mais importante é que estou pondo na concessionaria vou pagar a instalaçao por fora , e pedi tb pra por couro nos assentos e encosto de cabeça com tela LCD , Vc teria alguma dica dessas telas tb pra funcionaram bem com a forma do encosto do versa ? Dá pra por elas + camersa de ré + comando nos volantes + tudo mais sem problemas ? Será ? E tá dificl mesmo de achar as centrais e aumentaram muito de preço tb . Valeu e parabens

    • Olá Abel, primeiramente obrigado pelo elogio ;)

      Sobre o controle no volante eu realmente não sei lhe dizer. Sei que esta central M1 tem a possibilidade de ser comandada por controles no volante, porém não sei se a interface do Versa 2014 é 100% compatível com a interface da central.
      A respeito do sistema operacional, eu não tive experiências muito boas com o Android em celulares, mas é inegável que com o Android vc possui uma gama infinitamente maior de apps disponíveis em comparação com o Windows CE. Se eu estivesse comprando a minha central hoje, certamente daria preferência pela com Android, a não ser que a diferença de valor seja muito alta.
      Em relação a câmera de ré e telas de encosto, a central é compatível sim. Inclusive tenho câmera de ré no meu (tanto que ela me deixou preguiçoso. não sei mais estacionar o carro sem ela. hehehe) e já vi de colocar encostos com tela nele, mas por enquanto não instalei pois não tenho muita necessidade (99% do tempo eu estou sozinho ou no máximo com a minha esposa no carro).
      Quando eu for colocar algum encosto com tela, darei preferência por um que tenha ziper com a possibilidade de “esconder” a tela no dia-a-dia para não ser um atrativo a mais para arrombarem o carro.

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479598293-encosto-de-cabeca-com-ziper-tela-de-7-com-controle-_JM

      Espero ter ajudado um pouco!

      • Abel disse:

        Obrigado Rafael pelas informações . Vou fazer o seguinte , estou indo pegar o carro na Nissan e mandei colocar só o kit subida de vidro e sensor de ré , O resto vou aguardar mais usar o carro primeiro e mais pra frente vou adicionando . To comprando sinceramente com um receio danado de ser um carro com muita desvalorização ou com muita dificuldade de trocar depois de usado pq moro em cidade pequena de MG , tomara Deus que eu esteja errado , mas vamos de Versa agora em diante com medo e tudo rsrsrsrs

  39. Rérudi disse:

    Amigo, instalei uma central multimidia da M1 no meu Focus, quando acendo o farol a tela fica piscando levemente, como se tivesse com mal contato. A sua acontece isso? Sabe o que pode ser?

    • Olá,
      Na minha isso não acontece. A única função que ela tem á que quando ligo os faróis a central automaticamente diminui o brilho da tela, mas ela não fica piscando.
      Pode ser algum mau contato na instalação deste fio que vem do farol, ou até mesmo um defeito na central :/

  40. Motta Junior disse:

    Olá Tiago, excelente este blog! Comprei uma central idêntica à sua já ta tudo instalado e optei por furar o parachoque do carro para embutir os sensores e a câmera, só esgrouviou uma duvida: minha central nao ficou zebrada no painel! Ficou uns 5cm pra fora! Nao ficou como o som original bem rente à borda da entrada 2din! Tem algo errado ou tem que adaptar, ou empurrar mais? O Instalador disse que tava no limite!

    • Olá Motta,

      Realmente o suporte do som original deixa a central multimídia uns 5cm para fora do painel.
      Para resolver isso você pode “fazer” um outro suporte com um pedaço de metal (o que fiz na minha) ou então você pode simplesmente fazer outros furos no suporte original.

      Não é complicado de fazer, você não irá estragar a peça e a estática da central ficará muito melhor!

      Espero ter ajudado.

  41. Luciano Monteiro disse:

    Amigo, parabéns pelo post, ajudou muito. Eu tentei ver o link da pessoa que você comprou no mercado Livre, mas acho que não está mais disponível. Você tem o email dele? As centrais M1 que eu achei estão por volta de R$1.500 a 1.700. Tem algum lugar que eu consigo pelo preço que você achou?

    • Olá Luciano, obrigado pela visita e pelo elogio.
      A pessoa de quem comprei a central não trabalha mais com a marca M1 tem um certo tempo.
      Na época eu pesquisei bastante no Mercado Livre para encontrar alguém com uma certa reputação que tivesse a central. Hoje parece que está mais difícil de encontrar este modelo, além da alta do Dollar que faz com que os preços fiquem ainda mais salgados, infelizmente.

  42. Andreza disse:

    Tiago Rafael, comprei essa central por impulso http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=231026082587&ssPageName=ADME:L:OC:US:1120
    vc acha que vai dar certo no Versa? Fiquei desesperada quando li que é pra modelos 2004-2010. Lógico que só fui ler direito depois de efetuar o pagamento. Pode me dar sua opinião? Meu Versa é SL 2013

  43. Edmilson Castellani disse:

    Oi Thiago, vou comprar um Versa e perguntei o preço da central multimídia aqui no ABC , R$ 8.000,00 , é muito caro, vou nesta que vc instalou e parabéns pelas dicas.

    Abraços

    Edmilson

  44. Douglas disse:

    Ola Tiago,

    boa tarde,

    cara comprei uma frontier SL 2014, com radio original, e estou querendo colocar uma central multimidia, porém ainda estou na duvida. Encontrei o aparelho no ML Marca Aikon, Fabricante Winca R$ 1.600,00. O vendedor me garante que ela e melhor do que o M1.
    Como vi seu post, percebi que vc pesquisou bastante. O que vc acha desses modelos? Comprar o M1 que vc instalou, esse da Aikon ou um da marca kenwood ddx4070bt ou o pioneer 8085bt. O que vc sugere?

    Aguardo,
    Douglas

    • Douglas disse:

      Ah, outra coisa… estou esbarrando na danada da garantia. A concessionaria daqui diz que a kenwood ddx4049bt e homologada… mas esta cobrando os olhos da cara!!! para eu comprar e instalar na concessionaria teria que ser kenwood… pelo menos foi o que o pos venda me disse…. ta osso!

    • Ola Douglas,

      A aikon tem basicamente o mesmo hardware da M1, o que mais muda é a interface.
      Na época eu estava em dúvida entre a Aikon e a M1, porem optei pela m1 pela sua interface.

      Sobre a kenwood e a Pioneer, não há o que falar sobre a qualidade do hardware. Elas são ótimas, mas eu ja vi varios comentarios de outras pessoas reclamando que as empresas nao atualizam os mapas do gps e tbm nao permitem q vc atualize por outros meios.

  45. Jotha disse:

    Olá Tiago blz? Vi pelas fotos que sua CM tem iluminação, a que meu amigo instalou não esta ligado a iluminação da Central nem do Ar Condicionado. saberia me informar ou se tem alguma dica sobre esta ligação?

    Abs

    • Na iluminação dos controles do ar eu não cheguei nem a ver. Sempre foi assim.. hehehe
      Sobre a central, como chicote já veio pronto para o padrão da Nissan não foi necessário realizar nenhum tipo de mudança para que a iluminação acompanhasse o painel.

      Como no seu caso não está acendendo nem a iluminação do ar, pode ser que durante a instalação da central algum fio fio cortado ou esmagado acidentalmente…. Este é meu palpite.
      Valeu!

  46. marcio disse:

    Ola Tiago bom dia.
    Instalei uma CM da marca Aikon no meu versa 2013, a instalação foi toda plug and play, todas as funções funcionaram normalmente, mas quando andei com o carro, percebi que por vezes a luz indicado de seta e o pisca alerta deixam de funiconar no painel, somente nos farois e lanternas e tb na hora que para de funcionar as portas destravam, isso acontecesse e depois volta ao normal, o que você acha que pode ser? Grato
    Marcio

    • Marcio, vc colocou algum automatizador de vidros ou alarme no carro?

      Se foi td plug n play para instalar a central, então destes itens que voce mencionou, apenas o botao do pisca alerta pode ter sido mexido, pois precisa rirar ele para tirar a moldura do painel.
      O rstante não tem nenhuma ligacão com a central.

      Já alarmes e automatizadores de vidros normalmente usam os fios da seta para funcionarem.

      De qq forma, se o carro esta na garantia e problema ocorrer mais alguma vez, talvez seja a hora de procurar a concessionaria.

      Boa sorte e me avise o que aconteceu.

  47. luiz daniel lins Bittencourt disse:

    Parabéns pela postagem muito esclarecedora,me encorajou a instalar.

  48. Marcio Talarico Klein disse:

    Olá Tiago.

    Passados mais de 2 anos da sua postagem, você ainda indica a CM da M1 ou existe alguma outra tão boa ou melhor?

    Desde já, antecipo meus agradecimentos e o parabenizo pela clareza e facilidade em ler seu blog.

    • Ainda indico. Até hoje a cental não apresentou nenhum problema e o gps, mesmo atualizado, continua funcionando com ótima velocidade.
      Hoje, as centrais com Android ganharam força, mas há muitas reclamações sobre travamentos e incompatibilidades….

  49. Porto disse:

    Muito boa a sua postagem amigo. Poderia dizer se essa central multimidia universal tem entrada para controle de volante?

  50. Porto disse:

    Obrigado pela resposta. Agora, se eu não estiver sendo inconveniente, gostaria de tirar só mais uma dúvida, pois eu não tenho experiência nem conhecimento algum com centrais multimídia nem DVD’s automotivos e estou querendo muito colocar uma central no meu Versa.
    Para se instalar uma central multimídia precisa-se comprar uma moldura. A moldura é uma específica para o versa ou é uma específica para a central multimídia? Ex: Moldura para central multimidia 2 din.

    Fico grato desde já.

    • Olá Porto, fique a vontade para perguntar.
      No caso do Versa, vc não precisa comprar nenhuma moldura. Basta a central ser 2din que já servirá perfeitamente.
      Só fique atento com a fiação. Se a central não tiver no “padrao” da Nissan, compre um chicote adaptador, assim o instalador não precisará cortar nenhum fio.

  51. Clayton disse:

    Caro Tiago, excelente seu blog. Posso dizer que graças a ele fechei minha compra do Versa há aproximadamente um ano. Porém, só agora resolvi instalar uma central multimídia, ou quase isso. Na verdade, um DVD Automotivo da Sony, modelo XAV-W64BT, que só não tem GPS e TV Digital (na minha cidade não pega mesmo…). A minha dúvida é em relação ao chicote, que vi citado em diversas respostas suas aqui no blog. Decidi comprar o adaptador pra não ter que cortar ou descascar os fios originais e pra facilitar a retirada do aparelho no dia que for vender o carro. A minha dúvida é que só acho adaptadores para modelos de 2007 a 2012 e o meu Versa é modelo 2014. Você sabe se houve alguma alteração nesses chicotes? Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Clayton, fico feliz do blog terlhe ajudado na decisão de compra. Espero que esteja feliz com o carro.
      Eu acredito que não haja mudanças nos chicotes básicos da instalação, porém não como fica a questão dos controles do volante. Eu acredito que tenham colocado um chicote a parte para isso, mas é só uma suposição.
      Tente perguntar no grupo do versa que existe no facebook, ou no forum Nissan clube. Algum membro ja deve ter instalado e saberá lhe responder com mais certeza

      • Clayton disse:

        Caro Tiago. No geral estou satisfeito com o carro. Tirando a suspensão que não ajuda nas ruas da minha cidade que é todo de paralelepípedos e faz o carro bater demais, está tudo Ok.
        Quanto ao chicote, acho que não vou ter problemas, já que o modelo que comprei não tem controles no volante.
        Obrigado pela atenção. Abraços.

  52. Roberto Gallart disse:

    Tiago, bom dia!

    Excelente seu blog!
    Você poderia me indicar alguma central no mercado livre para compra? Acha a Aikon ruim?

    • Bom dia Roberto. Aikon era uma das marcas que estavam na minha lista de compras. Hehhe
      É uma marca que tem uma boa reputação. Eu só não comprei ela pois achei aminterface da M1 mais agradável, porem a Aikon até tinha mais recursos que a m1

  53. Roberto Gallart disse:

    Vi esse modelo, e achei o custo benefício muito bom, mas gostaria de uma opinião sua!

      • Roberto Gallart disse:

        Bom dia meu amigo!

        Que mole, nem percebi que não tinha posto o link, mas enfim, acabei optando pela aikon, pois no caso da M1, não senti firmeza no vendedor quando questionei alguns pontos, semana que vem já deve estar instalada no carro, ao te mando fotos e passo meu review! Mais uma vez obrigado pela atenção!

  54. rogerio disse:

    Bom dia, será que alguém sabe o pin do multimidia. preciso calibrar a tela.que esta toda desconfigurada e esta pedindo o pin na tentativa de calibrar.pois o meu manual meu cachorro comeu. é mole, cachorro danado.

  55. Carlos disse:

    Bom dia Tiago,

    Você ainda está com o Versa ? Sua central M1 deu algum problema ?
    Não sei porque até hoje a Nissan não disponibilizou um som com entrada USB.

    • Olá Carlos.
      Estou com o Versa sim. O carro não teve nenhuma novidade. Logo farei a revisão dos 30k aí eu publico aqui como foi.

      Sobre a Central, continua funcionando perfeitamente. A única questão é o botão de volume que as vezes dá uma enroscada, mas acho que é sujeita no Dimmer.

      Também não sei o pq eles não trocam aquela entrada de iPhone/iPad por uma USB. Seria muito melhor!

  56. Aline Vasconcelos disse:

    Bom dia! To querendo comprar um dvd desses pro meu versa… como vc disse, o leque de opçoes é enorme… minha dúvida fica qto ao tamanho… Já vi de 6′, 6.1′ e 7’… Qual é compativel com o painel do versa?
    Att
    Aline

    • Bom dia Aline,

      Na verdade o tamanho da tela não vai definir se a central é compatível. O que define é o tamanho do “aparelho” todo.
      O versa usa o tamanho padrão de “2 din”, então qualquer central que tiver o tamanho de “2 din” servirá no Versa, independente do tamanho da tela.

      Esta variação no tamanho da tela ocorre principalmente devido à disposição e tamanho dos botões que a circundam.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

  57. Fabião XS disse:

    Olá Tiago, primeiramente parabéns pelo seu blog. Gostaria de dizer que sou bastante leigo nesses assuntos de tecnologia, porém, queria que vc pudesse me passar um “passo-a-passo” de como trocar aquele ícone do tocador do MP3 e colocar a logomarca do veículo, igual ao que vc fez. Fico no aguardo. Att.,
    Fábio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s